quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Término das comemorações do meu cinquentenário


É verdade, terminou hoje dia 04 de Outubro de 2009 as comemorações do meu 50º aniversário, efectuado em 06 de Julho de 2009. Terminou somente agora, porque deixei para este fim de semana a deslocação à Quinta das Lágrimas - Coimbra, onde usufrui da prenda dada pelos meus colegas de trabalho (um paq. Lua de Mel, com direito a massagem).

A Quinta das Lágrimas situa-se numa das margens do rio Mondego e está indissociavelmente ligada ao Rei D. Pedro e a Dª Inês de Castro. Esta quinta ocupa uma área de 18.3 hectares e é fundamentalmente uma área ajardinada em torno do palácio do séc,. XIX e um bosque situado na encosta a sul.
Na propriedade existem duas nascentes que foram compradas pela Rainha Isabel de Aragão para abastecer de água, através de um pequeno aqueduto, o Mosteiro de Santa Clara-a-velha e, naturalmente, o Paço Real que ficavam ali bem perto. O Jardim da Quinta das Lágrimas, idealizado no séc. XIX, é constituído maioritariamente por espécies exóticas, algumas das quais com mais de duzentos anos.

Esta quinta foi o cenário dos amores proibidos do Príncipe Dom Pedro por Dona Inês de Castro, uma fidalga galega, dama de companhia da sua mulher Dona Constança. Segundo a lenda, foi na Quinta das Lágrimas que Dona Inês chorou pela última vez, enquanto era trespassada pelos punhais dos três fidalgos a quem Dom Afonso IV, Rei de Portugal, encomendou a sua morte. As lágrimas então derramadas, terão dado origem à Fonte das Lágrimas.

É um lugar muito bonito. A todos os que me proporcionaram este belo fim de semana o meu muito obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário