terça-feira, 16 de junho de 2009

As X milhas do Guadiana - 2004

corria o ano de 2004.

o senhor presidente e o seguidor e admirador antónio bento decidiram participar numa corrida tentadora - as X milhas do guadiana. num sábado à noite, do mês de novembro, com portugal inteiro a tentar esquecer o 2º lugar no euro 2004, rumam a vila real de santo antónio para levantar os dorsais.


a organização da prova, suprema, disponibiliza os ditos artefactos perto das 23h. a antecipação da hora de entrega dos dorsais, das 2 h da manhã para as 23h deveu-se à insistência presidencial de que os altetas devem decansar o mínimo de 7 horas seguidas antes de uma prova tão conceituada.

por entre gritos e pequenos insultos, que esbarraram com estrondo nas largas costas presidenciais, regressam para o merecido descanso.


em ayamonte, local da partida, chegam pelas 11h portuguesas, 12 h espanholas.

o calor era muito, o sol a pique quase não permitia ao senhor presidente acenar à multidão de fãs, entre as quais numerosas sevilhanas, loucas, loucas, pelo "alemão" de vila franca. após o aquecimento, alinharam lado a lado com alberto chaiça, o grande campeão português d amaratona. chaiça vacila e tremem-lhe as pernas quando se apercebe de quem está a seu lado. finge não ver o presidente. pequenas lágrimas resvalam-lhe pelos ombros.


a partida é dada. o calor aumenta. o senhor presidente, previdente como sempre, coloca-se ligeiramente atrás de bento. tem receio de que este baqueie durante o trajecto. após a íngreme subida de ayamonte, seguida da descida a pique para a ponte sobre o guadiana, o snhor presidente começa a sentir a boca seca.


nos abstecimentos não ingere água suficiente. numa lição de liderança altruísta vai deixando que os companheiros de pelotão abasteçam. sente que as pernas começam a pesar.

pelos 12 km, e para não fazer bento passar pela vergonha suprema de ser exposto em público perante o presidente, deixa-se ficar ligeiramente para trás. bento é injuriado por um dos seus primos algarvios que o acusa de ir tão devagar que perde par ao velhote de beja e para a enfermeira de tavira ...


o senhor presidente, por respeito, deixa-se seguir mais recatado.

o calor fez das suas e quando entram no estádio de vila real de santo antónio, bento corta a meta pela primeira e última vez na sua carreira, um pouco antes do senhor presidente.


este chega segundos mais tarde, ovacionado por uma multidão em êxtase, admirando o esforço presidencial perante condições tão adversas.


foi mais uma lição da lidernça partilhada e da humildade deste grande embaixador da freguesia de olhalvo, filho da terra, que emigrou para vila franca de xira.

Sem comentários:

Enviar um comentário